domingo, 22 de novembro de 2015

É preciso ir EMBORA

Ano passado, na festa de despedida de uma amiga, ouvia calada e com atenção seu dolorido discurso sobre o quanto ela se preocupava com a decisão de ir embora. Dizia se preocupar com a saudade antecipada da família, com a tristeza em deixar um amor pra trás e com a dor de se afastar dos amigos. Ela iria embora para Londres com tantas incertezas sobre cá e lá, que o intercambio mais parecia uma sentença ao exílio.
Dentre dicas e conselhos reconfortantes de outras amigas, lembro-me de interromper a discussão de forma mais fria e prática do que gostaria:
“Quando você estiver dentro daquele avião, olhar pra baixo e ver todas estas dúvidas e desculpas do tamanho de formigas, voltamos a falar. E você vai entrar naquele avião, nem que eu mesma te coloque nele.”
Ela engoliu seco e balançou a cabeça afirmativa.
Penso que na época poderia ter adoçado o conselho. Mas fato é que a minha certeza era irredutível, tudo que ela precisava era perspectiva. Olhar a situação de outro ângulo, de cima, e ver seus dilemas e problemas como quem olha o mundo de um avião. Óbvio, eu não tirei essa experiência da cartola. Eu, como ela, já havia sido a garota atormentada pelas dúvidas de partir, deixando tudo pra trás rumo ao desconhecido. Hoje sei que o medo nada mais era do que fruto da minha (nossa) obsessão em medir ações e ser assertiva. E foi só com o tempo e com as chances que me dei que descobri que não há nada mais libertador e esclarecedor do que o bom e velho tiro no escuro.
Hoje a minha amiga não tem mais dúvida. Celebra a vida que ela criou pra ela mesma lá na terra da rainha, onde eu mesma descobri tanto sobre minha própria realeza. Ironicamente – e também assim como eu – ela aprendeu que é preciso (e vai querer) muitas vezes uma certa distancia do ninho. Aprendeu que nem todo amor arrebatador é amor pra vida inteira. Que os amigos, aqueles de verdade, podem até estar longe, mas nunca distantes. Hoje ela chama o antigo exílio de lar, e adora pegar um avião rumo ao desconhecido. Outras, como eu, e como ela, fizeram o mesmo. Todas entenderam que era preciso ir embora.
É preciso ir embora.
Ir embora é importante para que você entenda que você não é tão importante assim,  que a vida segue, com ou sem você por perto. Pessoas nascem, morrem, casam, separam e resolvem os problemas que antes você acreditava só você resolver. É chocante e libertador – ninguém precisa de você pra seguir vivendo. Nem sua mãe, nem seu pai, nem seu ex-patrão, nem sua pegada, nem ninguém. Parece besteira, mas a maioria de nós tem uma noção bem distorcida da importância do próprio umbigo – novidade para quem sofre deste mal: ninguém é insubstituível ou imprescindível. Lide com isso.
É preciso ir embora.
Ir embora é importante para que você veja que você é muito importante sim! Seja por 2 minutos, seja por 2 anos, quem sente sua falta não sente menos ou mais porque você foi embora – apenas sente por mais tempo! O sentimento não muda. Algumas pessoas nunca vão esquecer do seu aniversario, você estando aqui ou na Austrália. Esse papo de “que saudades de você, vamos nos ver uma hora” é politicagem. Quem sente sua falta vai sempre sentir e agir. E não se preocupe, pois o filtro é natural. Vai ter sempre aquele seleto e especial grupo  que vai terminar a frase “Que saudade de você…”com  “por isso tô te mandando esse áudio”;  ou “porque tá tocando a nossa música”ou “então comprei uma passagem” ou ainda “desce agora que tô passando aí”.
Então vá embora. Vá embora do trabalho que te atormenta. Daquela relação que você sabe não vai dar certo. Vá embora “da galera” que está presente quando convém.  Vá embora da casa dos teus pais. Do teu país. Da sala. Vá embora. Por minutos, por anos ou pra vida. Se ausente, nem que seja pra encontrar com você mesmo. Quanto voltar – e se voltar – vai ver as coisas de outra perspectiva, lá de cima do avião.
As desculpas e pré-ocupações sempre vão existir.  Basta você decidir encarar as mesmas como elas realmente são – do tamanho de formigas.
Não sei de quem é o texto,mas é fantástico!


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Apaixone-se por um grande homem

Nós homens nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caiamos por debilidade. Um dia, minha irmã chorava em sua casa… Com muita saudade, observei que meu pai chegou perto dela e perguntou o motivo de sua tristeza. Escutei-os conversando por horas, mas houve uma frase tão especial que meu pai disse naquela tarde, que até o dia de hoje ainda me recordo a cada manhã e que me enche de força. Meu pai acariciou o rosto dela e disse:
“Minha filha, apaixone-se por Um Grande Homem e nunca mais voltará a chorar”.
Perguntei-me tantas vezes, qual era a fórmula exata para chegar a ser esse grande homem e não deixar-me vencer pelas coisas pequenas… Com o passar dos anos, descobri que se tão somente todos nós homens lutássemos por ser grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração, O mundo seria completamente diferente!
Aprendi que um Grande Homem não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito daqueles que nos cercam.
Meu pai lhe dizia:
Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você… Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las.
Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto. Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor. Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia… Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um câncer matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente)
“Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não queira lhe dar amor.”
Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais.
Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar”.
Não se apaixone por um homem que demonstre frieza, insensibilidade, falta de atenção com você, corra léguas dele.
Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades. Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais útil? Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto? Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza… a do coração? Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço? Custou-me muito compreender que GRANDE HOMEM não é aquele que chega no topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito. Um grande homem é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu CORAÇÃO sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior.
Um grande homem é o que cai e tem suficiente força para levantar-se e seguir lutando… Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse Grande Homem com quem se casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, nem o mais rico ou o mais bonito. Esse Grande Homem é simplesmente aquele que nunca a fez chorar… É QUEM NO LUGAR DE LÁGRIMAS LHE ROUBOU SORRISOS… Sorrisos por tudo que viveram e conquistaram juntos, pelos triunfos alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças que souberam superar, por cada alegria que repartem e pelos 3 filhos que preenchem suas vidas. Esse Grande Homem ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela sem pedir nada em troca… Esse Grande Homem a quer pelo que ela é, por seu coração e pelo que são quando estão juntos. Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos junto de uma Grande Mulher e NADA NEM NINGUÉM NOS PODERÁ VENCER!
- Arnaldo Jabor

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Das coisas para se aprender na vida

O importante é ter, sem que o ter te tenha


Isso significa que você não deve ser possuído por aquilo que possui, independente que seja poder, autoridade, dinheiro, bens... NÃO seja propriedade da tua propriedade. NÃO seja servo daquilo que você é, ou deveria ser, o senhor. 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

A.M.O.R.

Torne-se um amante - não de uma pessoa em particular, mas um amante em geral. Deixe o amor se tornar sua qualidade, não apenas um relacionamento com uma pessoa, pois sempre que o amor se torna um relacionamento ele inclui um ser e exclui todo o universo.

Essa troca - incluir alguém e excluir o universo - é bastante perigosa, visto que todo o universo pertence a você e você pertence a ele. O universo inteiro jorra amor em você, e não responder a isso é um gesto de ingratidão.

Portanto, ame o sol, a lua, as estrelas, as árvores, os rios, as montanhas, as pessoas, os animais - simplesmente seja um amante e deixe que o todo seja seu amado. É exatamente isso que faz uma pessoa ser religiosa.

Quando seu amor se espalha por todo o espaço, quando não conhece fronteiras, quando nada o confina, quando ele é ilimitado, quando não se concentra em nenhum objeto, mas é apenas um estado de ser, aí o amor é uma oração, aí o amor é meditação, aí o amor é libertação.

Osho, em "Meditações Para o Dia"




Paz [e amor, pq amor nunca é demais]

A paz invadiu o meu coração
De repente me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão


Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução

Invadiu meu destino... A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer um Japão na paz


Eu pensei em mim, eu pensei em ti

Eu chorei por nós
Que contradição só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim, vim parar na beira do cais
Aonde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos ais 


A paz invadiu o meu coração...



A paz fez um mar da revolução



A verdade liberta

O medo de ouvir a verdade é um grande obstáculo que nos impede de vivenciar relacionamentos genuinamente plenos de satisfação e amor. Queremos ter a coragem de ouvir aquelas coisas não tão agradáveis que podem nos ajudar a crescer e a nos tornarmos pessoas melhores e mais felizes. Todos nós já ouvimos a expressão “A verdade liberta”. Mas ela só nos liberta quando estamos abertos para ouvi-la e nos modificarmos.


- Yehuda Berg

Imagine all the people... Living life in peace


Faça sempre o seu melhor


Não é porque você fez tudo certo em relação a uma pessoa que deve esperar que ela também faça tudo certo em relação a você. 

A vida é assim: cada um dá o que tem. 

Mas, mesmo que sofra, lembre-se de que você aprende a viver se receber dos outros sempre o mesmo que dá. Nos contratempos é que mais se aprende. Considere as razões dos outros e jamais se ofenda. Esse é o certo. O que você faz vem de você, é de você, e o que vem dos outros é dos outros, pertence a eles.
A sua compreensão é sua evolução.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O importante é falar mal!

Nesses últimos dias fomos invadidos por notícias absurdamente ruins. Aqui no Brasil tivemos a tragédia em Mariana, MG. Duas barragens de uma mineradora  -  brasileira  -  australiana se romperam na cidade, no último dia 5/11. Nessas barragens havia lama, rejeitos sólidos e água. Os detritos são resultados da mineração na região.
A vida no Rio Doce praticamente não existe mais. A lama pavimentou os rios por onde passou e o dano é irreversível.
Muitas pessoas perderam tudo, absolutamente tudo, muitas pessoas morreram. Muitas mesmo. Mais de 400 pessoas.

Na França, uma série de atentados coordenados aterrorizaram Paris e deixaram 129 mortos e mais de 500 pessoas feridas. Os ataques foram feitos com armas de fogo e explosivos. Foi a pior violência a atingir a França desde a 2ª Guerra e aconteceu 10 meses após a a carnificina no jornal Charlie Hebdo.

Eu vi uma filmagem feita por um jornalista do Le Monde, que mora atrás da casa de show Bataclan e fiquei incrédula. É difícil acreditar que aquelas cenas eram da vida real. Não segurei as lágrimas ao ver pessoas se segurando nas janelas do segundo andar, enquanto outras eram arrastadas pelas ruas e com isso podia-se ver um rastro de sangue digno dos filmes de Tarantino.

Tb fiquei estarrecida ao ver pessoas soterradas em Mariana, pessoas desesperadas por causa dessa catástrofe sem precedentes.

Mas por que eu falei isso tudo?

Porque algumas pessoas só se importam mesmo é em falar mal das outras. Tragédia é tragédia, em qualquer lugar do mundo. Não importa se você está em MG ou em Paris, o sofrimento humano é o mesmo! Vidas foram ceifadas e isso não mudará mais.

Em Mariana, a prefeitura suspendeu as doações. Só era possível doar até ontem as 16:00 horas. O motivo foi ver se o que foi recebido já atendia as necessidades da população. Em Paris, na noite dos atentados, os taxistas desligaram os taxímetros para poderem ajudar o maior número de pessoas a voltar pra casa.

Agora eu te pergunto: será que essas pessoas que só sabem reclamar que fulano ou ciclano está comovido com o que houve em Paris mas se esqueceu de Mariana, doou alguma coisa?

Será que ele realmente sentiu alguma coisa com essa tragédia?

Pq antes de acontecer os atentados em Paris eu não via essa comoção nas redes sociais.

Um saco isso.

O ser humano é o único que fica brigando entre si para ver quem tem a maior tragédia.

Tá faltando amor.

Tá faltando compaixão.

Tá faltando união.

Oremos por Mariana, oremos por Paris, oremos pelo mundo todo!

Oremos por justiça!

Quase todos os suspeitos de ligação com os ataques de Paris foram presos na Bélgica. Não mudará o que aconteceu, mas ao menos foram presos e pagarão pelo que fizeram. Já no Brasil...

Aguardamos cenas do próximo capítulo.

Tomara que não acabe como sempre... que não caia no esquecimento e que um saco de dinheiro não cale a boca daqueles que deveriam nos defender.