segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cisne Negro


Ontem eu tive sono cedo. Muito cedo pro meu gosto. E pra quem só tem conseguido dormir por volta das 4am, se eu tivesse o mínimo de juízo, teria aproveitado. Mas não. Ao invés disso eu fiquei acordada vendo a entrega do Oscar. Queria ver quem ganharia o prêmio de melhor atriz e o de melhor filme.


Na minha cabeça isso já estava muito bem resolvido. Natalie Portman fez um trabalho irretocável e, como não poderia ter sido de outra forma, ela ganhou a sua estatueta. O filme... não. Quem levou a estatueta por melhor filme foi O Discurso do Rei.


Jura?!?!??!?  >:(

Ítaca


Quando você partir, em direção a Ítaca,
que sua jornada seja longa
repleta de aventuras, plena de conhecimento.
Não tema Laestrigones e Cíclopes
nem o furioso Poseidon;
você não irá encontrá-los durante o caminho, se
o pensamento estiver elevado, se a emoção
jamais abandonar seu corpo e seu espírito.
Laestringones e Ciclopes, e o furioso Poseidon
não estarão em seu caminho
se você não carregá-los em sua alma,
se sua alma não os colocar diante de seus passos.
Espero que sua estrada seja longa.
Que sejam muitas as manhãs de verão,
e que o prazer de ver os primeiros portos
traga uma alegria nunca vista.
Procura visitar os empórios da Fenícia
e recolha o que há de melhor.
Vá as cidades do Egito,
e aprenda com um povo que tem tanto a ensinar.  
Não perca Ítaca de vista, pois chegar lá é o seu destino.
Mas não apresse os seus passos;
é melhor que a jornada demore muitos anos
e seu barco só ancore na ilha quando você já estiver enriquecido 
com o que conheceu no caminho.  
Não espere que Ítaca lhe dê mais riquezas.  Ítaca já lhe deu uma bela viagem; sem Ítaca, você jamais teria partido. Ela já lhe deu tudo, e nada mais pode lhe dar.  
Se, no final, você achar que Ítaca é pobre, não pense que ela lhe enganou. Porque você tornou-se um sábio, e viveu uma vida intensa, e este é o significado de Ítaca. 
[Konstantinos Kavafis]

Essa estranha vida

Em dias como o de ontem, eu sempre me pergunto se vale mesmo a pena fazermos tantos planos. Se vale a pena idealizarmos tantas coisas. Se vale a pena vivermos os nossos dias de acordo com as regras impostas pelos outros. Se vale a pena seguirmos um padrão todo certinho. Se vale a pena deixarmos as coisas que nos faz mais feliz para depois...
Quer um exemplo bobo? Pq não podemos começar o jantar pela sobremesa? Quem foi que disse que ela deve ser saboreada depois?!?!? Se é a sobremesa que te deixa feliz, pq esperar tanto por ela?
Eu acho que depois de um tempo deveríamos nos permitir viver da forma que quiséssemos VIVER. Precisamos aprender a viver e não a sobreviver. Precisamos aproveitar mais os bons momentos pq eles passam muito rápido. Precisamos ver a vida com os olhos de uma criança. Ver a beleza disso tudo. A beleza das coisas simples... do dia-a-dia.
De uma hora pra outra corremos o risco de não estarmos mais aqui ou pior, corremos o risco de não vermos mais por aqui as pessoas que amamos. Eu mesma já perdi algumas...


O tempo


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. 
Quando se vê, já são seis horas! 
Quando de vê, já é sexta-feira! 
Quando se vê, já é natal... 
Quando se vê, já terminou o ano... 
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. 
Quando se vê passaram 50 anos! 
Agora é tarde demais para ser reprovado... 
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. 
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... 
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... 
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. 
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. 
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

[Quintana]